André Bradford apela aos Açorianos que “honrem Abril abraçando os seus Direitos e reconhecendo os seus Deveres Cívicos”

André Bradford apelou hoje, dia 25 de Abril, aos Açorianos, para que “honrem a memória de Abril abraçando os seus Direitos e reconhecendo em pleno os seus Deveres Cívicos”.

André Bradford falava à margem do evento “Abril, a Nossa Força”, organizado pela Associação Promotora das Comemorações do 25 Abril, em Ponta Delgada, nas Portas da Cidade.

“Infelizmente parece que por vezes nos falha a memória de um tempo – não tão distante assim – em que não era possível expressar a nossa opinião livremente, em público, em que havia presos por delito de opinião, em que as pessoas eram torturadas por pensarem de maneira diferente – foi o 25 de Abril que nos trouxe a Liberdade de Pensamento, de Expressão e de escolha Democrática”, sublinhou André Bradford.

O candidato Socialista expressou o seu desejo de que os Açorianos “compreendam o que estará em causa no próximo dia 26 de maio”, frisando que “felizmente – e por causa de Abril – hoje a nossa opinião conta e hoje cada um de nós pode e deve contribuir para o rumo do nosso Futuro coletivo”.

André Bradford lembrou o papel que o Partido Socialista teve na transição do fascismo para a Democracia, sublinhando que “com raízes no Partido Socialista Português de Antero de Quental, o PS organizou-se em Portugal cerca de um ano antes do 25 de Abril, assumindo-se como oposição, numa época que era ainda marcada e regida pelo Estado Novo, tendo ganho em 1975 as primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, que lançaram as bases para a concretização da Constituição da República Portuguesa e para o regime Democrático e de Liberdade que conhecemos hoje”.

André Bradford alertou que o “pensamento da extrema-direita não desapareceu”, salientando que “de facto parece estar a ressurgir um pouco por toda a Europa e pelo Mundo”.

“É preciso travar esse crescimento, está nas mãos dos cidadãos Europeus, no nosso caso dos Açorianos Europeus, não permitir o regresso de regimes intolerantes e fascistas. Votar é um Direito e um Dever”, destacou.

André Bradford salientou que a “liberdade democrática é uma conquista mas não é um dado adquirido. As coisas nem sempre evoluem no bom sentido. Há que trabalhar para isso, há que defender permanentemente a Liberdade que a tantos e que tanto nos custou a conquistar”.

O Candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio associou-se, igualmente, à iniciativa “Lembrar Abril”, que decorreu de manhã, organizada pela JS da Ribeira Grande, tendo distribuído cravos pela população, naquela cidade.