André Bradford assume missão de defender equilíbrio entre a sustentabilidade e o rendimento dos pescadores no Parlamento Europeu

O candidato do PS/Açores às eleições do próximo dia 26 de Maio assumiu esta quarta-feira que irá defender o equilíbrio entre a sustentabilidade e o rendimento dos pescadores Açorianos, como forma de garantir que o setor continua a manter a sua importância na economia regional.

André Bradford falava após ter visitado a Lota de Ponta Delgada, onde considerou que o equilíbrio entre o rendimento e a sustentabilidade das pescas nos Açores, garantido em grande parte por via de um conjunto de políticas europeias, “tem permitido, nos últimos anos, uma evolução muito positiva do setor”.

“A União Europeia tem reconhecido esse esforço, nomeadamente na gestão de certas espécies, na atribuição de quotas”, sublinhou o socialista, destacando o “papel que os eurodeputados dos Açores têm desempenhado nos últimos anos”, tendo garantido “melhorias assinaláveis quanto às quotas de algumas espécies de pescado de maior valor”.

“Esse é um trabalho muito positivo e tem merecido das instâncias europeias um reconhecimento assinalável”, frisou.

De acordo com o candidato socialista, “é este o caminho que temos de prosseguir, no sentido de uma reestruturação da frota que se adeque e atualize em relação às orientações que os nossos pescadores têm seguido”.

A iniciar em breve uma nova safra de atum, André Bradford acrescenta ser necessário “prosseguir esse esforço de sensibilização da União Europeia para o setor das Pescas nos Açores”, destacando que a Região “reconhecida pelas suas artes de pesca sustentáveis e que, por isso, deve ser positivamente discriminada face a outras regiões, que apostam em artes de pesca menos seletivas e mais industrializadas”.

“Defender as pescas Açorianas, a sua sustentabilidade futura e o seu rendimento económico, é uma das nossas missões primordiais e um dos principais desafios para os próximos cinco anos, ao nível ao nível do Parlamento Europeu”, finalizou o candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de Maio, André Bradford.