André Bradford defende maior proximidade entre os Serviços de Proteção Civil Europeu e dos Açores

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio defendeu hoje uma “maior proximidade e articulação entre os Serviços de Proteção Civil Europeu e dos Açores”.

André Bradford falava esta quarta-feira, em Angra do Heroísmo, após visita ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

“As Regiões Ultraperiféricas tem como caraterísticas a questão da distância do centro da Europa e a resposta que pode ser dada a nível da Proteção Civil será, no caso destas Regiões, mais limitada pelas questões geográficas e pela distância, do que aquela que pode ser dada em território continental, onde os meios podem ser deslocados e a gestão e coordenação Europeia pode ser feita de outra maneira”, sublinhou André Bradford.

Embora em matéria de Proteção Civil, a Europa se articule com os Estados-Membro e não com as Regiões, o candidato Socialista frisou que os Açores “merecem uma atenção especial”, pelo seu “estatuto específico de Ultraperiferia”, defendendo ser necessário uma “considerar estes casos como específicos, mesmo no plano Europeu”.

André Bradford salientou o “bom trabalho desenvolvido na Região pelo SRPCBA”, sublinhando que “temos de ter um sistema preparado que dê resposta às necessidades de segurança e tranquilidade das populações”. O candidato do PS/Açores lembrou que o SRPCBA “já recebeu um prémio Europeu”, o que “atesta bem a qualidade do seu serviço”.

O candidato Socialista lembrou a “boa relação que as RUP mantêm ao nível de proteção civil, através do Comité Permanente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas” que “trabalha áreas de interesse comum e define áreas onde pretendem cooperar ao nível da União Europeia”.

“Todos sabemos que somos uma Região exposta a intempéries, quer devido às suas particularidades geográficas quer pela sua localização, isolada do continente. É por isso de especial relevo conjugar meios, Europeus, Nacionais e Regionais, para que a Proteção Civil esteja cada vez mais articulada e cada vez mais capaz de dar respostas robustas, garantindo a segurança de todos os cidadãos Açorianos”, sublinhou o candidato Socialista às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio, André Bradford.