André Bradford defende reforço do POSEI em Bruxelas

O Candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de Maio, André Bradford, defendeu, em Bruxelas, um “reforço concreto do POSEI para “os Açores e a Madeira, em linha com o ligeiro aumento que o país terá em termos de ajudas diretas”.

André Bradford falava no debate “O Impacto das Políticas Europeias no Mundo Rural Português”, a convite da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

Para o candidato socialista, é essencial garantir uma “maior convergência entre aqueles que têm beneficiado mais e aqueles que menos têm beneficiado da Política Agrícola Comum (PAC)”, sejam “Estados-Membro ou Regiões”.

André Bradford defendeu que deve existir “maior coesão interna e externa”, de forma a “tratar de forma adequada aquilo que é específico, para que todos possam ter condições para evoluir por igual”.

Ao nível da PAC, o candidato do PS/Açores considerou ser fundamental “garantir níveis de investimento idênticos ao que existiam até agora”, defendendo que os Açores e Madeira devem ter um “aumento do POSEI”, em “linha com “o ligeiro aumento que o país terá em termos de ajudas diretas”.

“Não deve existir uma dupla penalização em relação dos agricultores e dos produtores de leite dos Açores e devemos assegurar que o nível de ajuda é o mesmo, em todo o território nacional”, bisou o socialista.

André Bradford recordou que os agricultores Açorianos são responsáveis pela “produção de um terço do leite do país, 35% da manteiga e 50% do queijo nacional”, num território que “dedica 50% da sua extensão a atividades agrícolas”.

O candidato do Partido Socialista expressou a sua preocupação com as divergências no preço pago ao produtor de leite nos Açores, no país e na Europa, defendendo que é preciso “trabalhar para garantir uma melhor distribuição do rendimento dentro da cadeia de valor da produção leiteira e conferir uma maior justiça em favor dos produtores”.

“O leite dos Açores melhorou muito, é de grande qualidade, mas o próprio agricultor não lucra o suficiente em relação ao que é adicionado, ao longo da cadeia de valor; esta é uma situação que – é claro – deve ser revista”, frisou André Bradford.

O candidato socialista, 5º na lista do PS às eleições Europeias, realçou que, ao nível da PAC, há “um caminho que será percorrido na próxima legislatura”, no sentido de termos “uma PAC robustecida, do ponto de vista orçamental”.

“Não se trata apenas de uma questão de dinheiro, trata-se também de um conjunto de objetivos que importa manter, na segurança alimentar, no desenvolvimento rural, no apoio aos agricultores. Para nós a política de Coesão, a PAC, a política de pescas são questões fundamentais e que devem manter, por parte das instâncias Europeias, os mesmos níveis de investimento que vinham tendo, ao longo dos últimos anos”, realçou o candidato do PS/Açores às eleições Europeias de 26 de maio, André Bradford.

As alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental foram outros temas em destaque neste debate, em Bruxelas. Assista aqui: