André Bradford saúda parecer favorável do Parlamento Europeu para renovação das frotas pesqueiras das RUP

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de Maio, André Bradford, saudou hoje a aprovação pela Comissão de pescas do Parlamento Europeu da nova configuração do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), que consagrará ao setor 7 mil milhões de euros, para o período 2021/27.

“Destaco particularmente a abertura da possibilidade de apoiar a renovação da frota de pequena pesca costeira e artesanal nas regiões ultraperiféricas (RUP), como é o caso dos Açores, mas também da Madeira”, realçou André Bradford, frisando tratar-se de “uma grande vitória dos Socialistas e Democratas, grupo parlamentar onde o PS se integra, no contexto Europeu e em defesa dos nossos pescadores”.

Para André Bradford – que realçou o papel do atual eurodeputado socialista dos Açores, Ricardo Serrão Santos, neste processo – a medida é positiva, já que irá permitir “modernizar o setor, mas sempre numa perspetiva de sustentabilidade dos recursos piscícolas dos nossos mares”.

André Bradford explicou que o novo FEAMP prevê que seja a Europa a estabelecer um valor mínimo para as Regiões Ultraperiféricas, ao contrário do que acontecia até aqui, em que era o Estado-Membro a determinar esses montantes.

O candidato socialista às próximas eleições Europeias realçou que isso permitirá um “aumento da dotação financeira destinada aos Açores”, já que está prevista a “atribuição de uma verba mínima de 114 milhões de euros para investimentos nas RUP portuguesas, destinada à economia azul, o que será, seguramente, vantajoso para os Açores”.

André Bradford alertou, porém, que há agora “um caminho a percorrer”, já que importa agora “permanecer firme na defesa dos interesses Açorianos, nas negociações do regulamento do FEAMP 2021/2027, que irão decorrer ao longo deste ano”.

“É precisamente esta a agenda que quero e vou desenvolver em Bruxelas: garantir mecanismos de apoio às nossas pescas, para que tenhamos um setor que gere valor acrescentado, que seja atrativo e que contribua positivamente para a economia dos Açores”, garantiu o candidato do PS/Açores às próximas eleições Europeias, André Bradford.