“Apoios financeiros da Política Agrícola Comum não devem diminuir”, defendeu André Bradford

O Candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio, André Bradford, defendeu a “manutenção dos níveis de apoio que a Política Agrícola Comum (PAC) tem tido e teve no anterior Quadro Comunitário”, não “havendo margem para diminuições”.

André Bradford falava no debate “A Agricultura, a PAC e o Desenvolvimento Rural”, promovido pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), em Lisboa.

“Na proposta que a Comissão Europeia fez para a nova PAC Pós-2020, no seu primeiro Pilar, aquilo que nos dão a mais ainda não compensa a diferença que os agricultores portugueses têm em relação aos agricultores de outros países e as ajudas diretas à produção nestes países; e aquilo que nos retiram no segundo Pilar não é satisfatório nem aceitável para o País e para a nossa agricultura”, frisou o Candidato Socialista.

A esse respeito André Bradford admitiu a importância de “uma contribuição maior dos Estados-Membro para o Orçamento Comunitário”, de forma a que “possa ser possível acomodar as várias agendas e preocupações”, garantindo desta forma uma “PAC adequada às necessidades da agricultura Europeia”.

O Candidato do PS/Açores recordou que “o fim das quotas leiteiras podia ter sido evitado pelo maior grupo político no Parlamento Europeu, o Partido Popular Europeu (PPE), família política onde se integram o PSD e o CDS-PP”.

“Infelizmente, o que se criou foi um mercado onde a Europa é excedentária na produção de leite, o que leva, invariavelmente, à descida do preço de mercado e do preço pago ao produtor, porque se compete pela quantidade”, lamentou.

“Quem perdeu foram as economias periféricas e em especial os Açores, onde há um preço médio ao produtor mais baixo que o nacional e que o Europeu”, realçou o candidato do PS/Açores.

André Bradford defendeu que “devemos olhar para os acordos internacionais como oportunidades”, exemplificando com o acordo entre União Europeia e o Japão, em que os vinhos passaram a beneficiar de melhores condições de exportação, como o fim das tarifas anteriormente aplicadas”, afirmou o Candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio, André Bradford.