“Bruxelas deve implementar políticas específicas de apoio aos transportes Ultraperiferias como os Açores”, defende André Bradford

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio defendeu, esta segunda-feira, a “necessidade da Europa levar em linha de conta a realidade Ultraperiférica dos Açores, no momento de definir as suas políticas de apoio aos transportes”.

André Bradford participava, em Ponta Delgada, na iniciativa “Diálogo com os Cidadãos – Açores e Europa: Caminhos de Futuro”, organizada conjuntamente pelo Governo dos Açores e pela Comissão Europeia e que contou com ligações por videoconferência para a ilha Terceira e para o Faial.

Para o Socialista, o conceito de Ultraperiferia tem resultado “ao longo do tempo em derrogações e majorações das políticas gerais”, tendo considerado que é “possível repensar o conceito” de forma a haver “políticas específicas, do princípio ao fim, para as Regiões Ultraperiféricas”.

André Bradford deu como exemplo os meios disponíveis a partir da Ilha da Reunião ou dos Açores que “em nada se assemelham entre si”, para demonstrar que “Bruxelas deve considerar as suas políticas de apoio tendo presente a realidade ultraperiférica dos Açores”.

Face às preocupações eminentes com a “segurança, a defesa e as migrações”, o Candidato do PS/A refletiu sobre as agendas futuras da União Europeia, apelando a que “não haja uma troca de vontade política face ao que constitui o princípio essencial do Projeto Europeu” que, na sua ótica deve “passar pelo desenvolvimento global do território Europeu e a Política de Coesão”.

André Bradford apelou para que “não haja desinvestimento nas políticas tradicionais, como a Agricultura e as Pescas”, setores que assumem uma “grande importância na Região” e cujos sinais “não são positivos”.

Nesse sentido, o Candidato do PS questionou Dana Spinant, Diretora da Direção Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia sobre a proposta da Comissão Europeia para o futuro da Política de Coesão, que consagra menos verbas, um maior esforço de comparticipação nas Regiões Ultraperiféricas e uma gestão com maior peso de Bruxelas no processo de questão de fundo, tendo esta manifestado abertura para estudar este dossier.

“Regiões como os Açores merecem um melhor tratamento e um tratamento diferenciado, face aos desafios com que estão confrontadas”, apelou o candidato do PS/A às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio, André Bradford.