Duplicação orçamental do ‘Erasmus+’ e bolsas majoradas são boas notícias para os jovens Açorianos, realça André Bradford

O aumento da dotação orçamental do Programa Erasmus+ é uma “boa notícia para jovens Açorianos”, defende André Bradford

O candidato do PS/Açores às próximas Eleições Europeias de 26 de maio, André Bradford, destacou esta sexta-feira a “importância do aumento da dotação orçamental disponível para o programa de mobilidade juvenil, Erasmus+”, bem como a “majoração de bolsas para jovens provenientes das Regiões Ultraperiféricas, como os Açores”.

André Bradford falava em Angra do Heroísmo após uma vista ao Centro de Informação Europe Direct, cuja missão passa por promover o funcionamento das instituições europeias junto dos Açorianos.

“Com um crescimento de 15 para 30 milhões de euros anuais, a continuidade desse intercâmbio juvenil representa uma aposta muito clara da União Europeia que, pela primeira vez, passa a atribuir uma bolsa majorada aos alunos provenientes das Regiões Ultraperiféricas, ajudando desta forma aqueles que acabam por gastar mais dinheiro para chegar ao país onde vão realizar o programa Erasmus+”, referiu o candidato do Partido Socialista.

Para André Bradford, “esta é uma boa notícia para os jovens Açorianos” que “conhecem as vantagens de viver numa Europa aberta, que permite o contacto e o conhecimento, e fazê-lo, levando a sua própria identidade, representa o objetivo do Projeto Europeu”.

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias frisou que este programa é “uma das armas mais importantes da União Europeia na promoção do contacto entre os Europeus das várias partes do território da União Europeia”, assumindo “especial relevância nos Açores, uma Região Ultraperiférica mais distante dos grandes centros Europeus”.

André Bradford valorizou o trabalho do Centro de Informação Europe Direct de Angra do Heroísmo que “desenvolve um importante trabalho de formação e informação dos cidadãos Açorianos em relação às matérias Europeias, essencialmente junto de crianças e jovens, no sentido de criar, desde muito cedo, uma cultura e identidade europeia nos Açorianos”.

“Neste período de pré-campanha para as Eleições Europeias de 26 de maio que agora vivemos, considero importante envolver ao máximo as pessoas, esclarecendo-as, estimulando-as, para que possam reconhecer a importância do que está em jogo no plano Europeu e para que possam cumprir o seu direito à participação democrática e ao voto”, finalizou o candidato do PS, André Bradford.