Escola do Mar será um ativo estratégico da aposta dos Açores na Economia Azul

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio realçou esta quarta-feira, na cidade da Horta, que a “Escola do Mar será um ativo estratégico da aposta dos Açores na Economia Azul”.

André Bradford falava após visitar as novas instalações da Escola do Mar, um investimento cofinanciado por fundos comunitários.

O candidato do PS/Açores entende que este projeto é uma “ótima solução para a economia dos Açores” e mais um excelente exemplo da “junção entre a vocação e caraterísticas próprias de uma ilha, neste caso a vocação marítima do Faial, com a alavancagem dos Fundos Comunitários e com uma visão política que permite criar rumos de Futuro para a Economia”.

O agora candidato a Eurodeputado pelos Açores lembrou que esteve ligado às negociações que permitiram garantir a cedência das instalações da antiga Estação da Rádio Naval da Horta à Região, processo que permitiu agora concretizar a nova Escola do Mar.

André Bradford realçou que a Escola do Mar permitirá “colmatar a necessidade formativa de recursos humanos para o setor da Economia Azul”, reforçando a oferta de ativos “não apenas para as pescas ou navegação comercial, mas também para as empresas marítimo-turísticas, de mergulho e de outras questões ligadas ao Mar dos Açores”.

O candidato socialista disponibilizou-se, ainda, para “ajudar a promover a Escola do Mar dos Açores no plano externo”, manifestando a sua convicção de que esta “desenvolverá uma oferta formativa apelativa e sempre capaz de responder às necessidades da procura”.

André Bradford reforçou a necessidade do próximo Quadro Comunitário de Apoio da União Europeia “valorizar a nossa escala e a nossa centralidade geoestratégica, enquanto Região Ultraperiférica que somos”, lembrando que “são as Regiões Ultraperiféricas Portuguesas, os Açores e a Madeira, que conferem dimensão Atlântica à Europa”.

“Temos, por direito próprio, um Estatuto Ultraperiférico no contexto Europeu, o que significa que é preciso tratar as nossas questões de acordo com a singularidade que elas têm e não da forma como se trata todo o resto da União Europeia”, defendeu o Socialista.

“Sendo o Mar o traço que melhor nos define e nos torna únicos no contexto Europeu, essa particularidade deve ser reconhecida no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio da União Europeia. Irei bater-me por isso, em Bruxelas”, garantiu o candidato do PS/Açores ao Parlamento Europeu, André Bradford.