“Europa deve construir-se com as pequenas singularidades de cada uma das ilhas dos Açores”, defende André Bradford

O Candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio defendeu, esta quinta-feira, a necessidade de a Europa se “construir com todas as pequenas singularidades, não só com o caso específico das Regiões Ultraperiféricas, mas com cada uma das ilhas que compõe o arquipélago dos Açores”.

André Bradford falava na ilha do Corvo, após uma série de visitas que terminou na Santa Casa da Misericórdia do Corvo, onde visitou as instalações recentemente inauguradas.

“Há, aqui no Corvo, apesar de se verificar o impacto crescente do turismo na economia do Corvo, uma preocupação de valorizar o que é genuíno, o que é identitário, o que faz parte da singularidade da ilha”, sublinhou o candidato Socialista, acrescentando “notar-se que as pessoas que visitam o Corvo procuram o que é próprio da ilha”.

Para André Bradford, há um “trabalho a realizar junto das instâncias Europeias”, que deve “demonstrar que os Açores são compostos dessas pequenas identidades e individualidades, dessas características próprias de cada ilha”.

O candidato Socialista garantiu que irá “assumir essa missão durante os próximos cinco anos, quando for o representante dos Açores na Parlamento Europeu”.

À saída da visita e reunião com a Direção da Santa Casa da Misericórdia da ilha do Corvo, o Socialista afirmou que “tem havido uma resposta eficaz em matéria de políticas sociais”, que demonstra “sensibilidade e preocupação com as necessidades dos vários públicos em situação de maior fragilidade, nomeadamente os idosos, as crianças ou os jovens”.

“Há aqui um conjunto de infraestruturas e investimentos que qualificam e dão uma melhor qualidade de vida aos Corvinos, e isso é conseguido com a sensibilidade política do Governo Regional, mas também com o recurso aos meios financeiros disponibilizados pela União Europeia”, lembrou André Bradford.

Apesar do contributo da União Europeia para as questões ligadas à  Política Social, o Candidato considera que, no próximo mandato Europeu, o pilar dos direitos sociais tem de “ter outra consistência de conteúdo”, sendo preciso “intensificar a preocupação Europeia com questões sociais, torná-las uma prerrogativa da União Europeia e não só dos Estados-Membros, cada um por si”.

“O PS/Açores defende uma Agenda dos Direitos Sociais que combata as desigualdades e promova a Proteção Social, que crie igualdade de oportunidades no acesso à Educação e à Formação, que promova a Saúde e combata a Pobreza; a criação de um Plano Europeu de Políticas de Habitação, assente em Fundos Estruturais e Políticas de proteção aos Jovens e aos Idosos estão no nosso Manifesto Eleitoral às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio”, realçou o candidato Socialista, André Bradford.