“Fundos Comunitários contribuem para proteger a nossa biodiversidade e reforçar a nossa atratividade turística”, salientou André Bradford

O Candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio, André Bradford, sublinhou que “os Fundos Comunitários contribuíram para recuperar o Priolo do Nordeste e proteger a nossa biodiversidade, contribuindo para a atratividade turística da nossa Região”.

André Bradford falava esta sexta-feira, após visitar o Projeto ‘LIFE Priolo’, no Nordeste.

O candidato Socialista salientou que se trata de “um projeto global de apoio à conservação da Natureza, que tem tido no Priolo o exemplo mais evidente, mas que começa agora a alargar a outras áreas como a proteção de plantas”.

André Bradford sublinhou, igualmente, a aprovação de mais um Projeto LIFE, o “LIFE IP Azores Natura”, que irá “abranger todas as ilhas do arquipélago e em concreto 23 Zonas Especiais de Conservação, 15 Zonas de Proteção Especial e 3 Sítios de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000”.

O Projeto LIFE IP Azores Natura já está em vigor e terá uma duração de 9 anos, desenvolvendo-se até 31 de dezembro de 2027 e contando com um orçamento de cerca de 19 milhões de euros.

Para André Bradford, este projeto “permitirá desenvolver nos próximos anos uma política integrada de conservação da Natureza, de proteção da biodiversidade e com isso levar estas questões para outros patamares e setores de atividade, nomeadamente o do turismo”.

Para o Candidato Socialista, “o fator Natureza é um património que nos permite ganhar consistência e singularidade como destino turístico”, defendendo que “temos de saber preservar, para poder mostrar e com isso ganhar vantagem”.

André Bradford classificou o projeto ‘LIFE Priolo’ como “um excelente exemplo de conjugação em matéria de preocupação Europeia, em termos de conservação da Natureza e de proteção da biodiversidade”.

“Trata-se de uma ação no terreno no sentido de proteger uma espécie de ave endémica, o Priolo, mas também de, através dessa proteção, proceder a uma reconversão e recuperação de uma vasta área de floresta endémica, que nós precisamos e que é fundamental também para nos conferir dimensão à escala Europeia”, sublinhou o Candidato às eleições Europeias de 26 de maio, André Bradford.