“Investigação do Mar nos Açores é e deve continuar a ser referência a nível Europeu”, defende André Bradford

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio defendeu esta quinta-feira, na cidade da Horta, que a “investigação do Mar nos Açores é e deve continuar a ser uma referência a nível Europeu”.

André Bradford falava após visitar o Centro Okeanos, da Universidade dos Açores.

Destacando o trabalho de excelência desenvolvido nos Açores, através do DOP e agora do Centro Okeanos, o candidato Socialista lembrou que os Açores têm já “firmado um reconhecimento científico a nível nacional e no plano externo na área da investigação marinha”.

“Esse estatuto credibiliza a investigação que aqui se produz e posiciona-nos como Região ligada ao Mar e conhecedora do Atlântico, o que nos permite ganhar projeção ao nível de investigação Europeia”, realçou.

Apesar da recente restruturação, André Bradford sublinha “estarem reunidas as condições para que o Centro Okeanos realize trabalho de excelência, como aquele desenvolvido pelo DOP”.

O candidato do PS/Açores defendeu que o novo centro deve “aproveitar as oportunidades dos Fundos Comunitários dedicados à investigação marinha, que serão reforçados no próximo Quadro Comunitário de Apoio”.

Lembrando que os programas relacionados com a investigação e ciência nos Açores têm “ganho preponderância a nível Europeu”, o candidato às eleições de 26 de maio considerou ser “muito importante que a Universidade dos Açores ganhe a força e solidez necessárias para depois aproveitar o reforço que vai ser feito em termos de Fundos Comunitários”.

André Bradford recordou a preocupação do Governo Regional em “dotar a Universidade dos Açores para concretizar o Centro Okeanos” e realçou que o Faial, como as restantes do Grupo Central, são “naturalmente vocacionadas para os assuntos do Mar”, fator que “deve ser potenciado”.

“A investigação marinha dos Açores tem grande relevo nacional e internacional e deve ser merecedora de apoios no Plano Europeu, algo que defenderei enquanto Eurodeputado, em Bruxelas”, afirmou o candidato Socialista às eleições Europeias de 26 de maio, André Bradford.